top of page

Aikido

O Aikido é uma arte marcial originária do Japão, criada pelo mestre Morihei Ueshiba (1883-1969), que concentrou nela toda a essência do conjunto de artes marciais japonesas (Budô). Buscando coordenar à perfeição as atividades conjuntas do corpo e da mente, em profunda unidade com as leis naturais, o AIKIDO propicia ao seu praticante, através do treinamento persistente, o domínio das técnicas de concentração e relaxamento, possibilitando o combate ao “Stress”, a defesa pessoal, a manutenção da saúde e a longevidade. Seu Fundador afirmava: O importante não é lutar contra um inimigo e derrotá-lo, é mais do que isso, derrotar os inimigos internos, a insegurança, o receio. É descobrir a maneira de conciliar as diferenças que existem no mundo e fazer dos seres humanos uma grande família.

Os movimentos do AIKIDO, sem exceção, seguem as leis da natureza. São cheios de vigor e energia, mas aplicado sempre o princípio da não-resistência, da abstenção e força bruta. Conseqüentemente pessoas de ambos os sexos e de todas as idades podem praticá-lo, sentindo-se atraídas com a real possibilidade de treinar a mente e o corpo, forjando inclusive um caráter equilibrado, temperando-se para todos os momentos da vida.

A arte tem suas origens no Daito Riu Aikijiujitsu criado por Yoshimitsu Saburo Shinja o sexto filho do imperador Seiwa (850-880 DC), pertencente a familia Minamoto. Por pertencer a casa Daito, a arte recebeu este nome. O Aikido ensina claramente o espirito japones de amor pelas força das natureza (DAISHIZEN), e o pensamento da realização de ações sempre pensando no caráter coletivo, de respeito a disciplina, a beleza e a elegancia da simplicidade em se fazer as coisas porem em harmonia com todos os fatores envolventes.

Muita gente pensa que os japoneses inventaram o “budo”, para a guerra. Muito pelo contrário. A palavra “DO” cujo kanji os chineses leem como “TAO”, significa a verdade ultima, o logos, Deus. As artes marciais modernas portanto na verdade são caminhos espirituais para as pessoas viverem melhor. Foram originalmente criadas por seus fundadores quase como uma religião. A ideia que o Ocidente tem, sobre as artes marcias como algo para a violencia, foi criada porque os primeiros estrangeiros que chegaram ao Japão não podiam entender que ao verem as pessoas lutando, na realidade estavam praticando um exercicio para melhor entenderem a Natureza, e assim poderem se harmonizar com ela, como preconiza o sentimento original do povo japones. Esta mudança da utilização das artes marciais para “Caminhos Marciais” ocorreu depois que as armas de fogo chegaram no Japão, e os samurais perceberam que seus afiados e bem manejados katanas (sabres) eram inuteis diante de uma pistola carregada. Diante desta realidade passaram a praticar os movimentos marciais, não como instrumentos para a guerra, mas sim, como exercicios para a iluminação espiritual. Os ocidentais porem ao chegarem no Japão e verem as pessoas trocando socos e pontapés, pensaram que aquilo podia ser um excelente meio de defesa pessoal, e assim importaram a prática erroneamente com a ideia de que uma pessoa procura um caminho marcial com o objetivo se ficar bom de briga.Daí a ideia que que um faixa preta de arte marcial é uma pessoa perigosa. Muita gente perde tempo enorme em academias tentando apenas a aprender técnicas de defesa pessoal, que nada valem hoje em dia, na realidade, onde as pessoas agressivas andam com armas de fogo. É preciso treinar a calma, a tranquilidade, o domínio das emoções, a segurança, a coragem, e nisto o Aikido pode ajudar muito. Agora, já nos principais centros mundiais, após quase 40 anos de divulgação do AIKIDO na Europa, e Américas, existem muitos professores ocidentais que entenderam este espirito e vem divulgando o mesmo corretamente.

O fundador do AIKIDO, Morihei Ueshiba, era um personagem fantástico, mistico. Existem estorias fantasticas sobre o mesmo. Ele era capaz de presentir pessoas que queriam atacá-lo sem vê-las, chegava a arrancar pequenas arvores apenas com suas mãos, e a levantar pedras incompativeis para seu tamanho e peso, fruto de seu intenso treinamento e iluminação espiritual a que chegou.

No Aikido o praticante inicia-se na arte, aprendendo a cair e a rolar sem se machucar. Posteriormente começa a relacionar-se com um companheiro de treino, e vai aprendendo suas fraquezas e pontos fortes, bem como a de seus semelhantes. Com o passar do tempo vai desenvolvendo sua sensibilidadade a ponto de poder controlar um oponente facilmente com um mínimo de força, bem como a presentir o caráter e as intenções das pessoas logo no primeiro encontro. É uma arte muito util para as pessoas que estão na direção de grupos humanos, como os gerente, diretores, e chefes de equipe, pois ensina a liderança e o trabalho conjunto em harmonia dando segurança e coragem para seus praticantes, vencendo o medo que tanto atrapalha no relacionamento humano.

É claro que Aikido pode ser usando como defesa pessoal em determinadas situações, em uma briga de rua por exemplo. Porém, a experiência me ensinou que o mais eficiente dos faixas pretas se torna indefeso diante de um revolver em mão hábeis. Infelizmente muitas artes marciais tradicionais se tornaram esportes de competição e perderam a origem para a qual foram criadas.

Morihei, após treinar diversas artes marciais, percebeu que a verdadeira força está no sentimento correto. Após provar isto na prática, desenvolveu uma forma de treino criando assim o Aikido.

No Aikido não há competições. Isto porque uma competição preza pelo mais forte deixando de lado a beleza e a correção. O Aikido é um exercício para todo o corpo. Utilizam-se músculos que não se usam nas atividades do dia-a-dia inclusive aqueles próximos a órgãos internos. Pode-se dizer que é uma forma de massagem para todo o corpo. Utilizam-se muitas técnicas que exercitam as juntas do corpo de forma a melhorar a circulação sanguínea que costuma diminuir exatamente nestes pontos. Para se aplicar as técnicas do Aikido não são necessários grandes esforços. Com a utilização correta dos membros inferiores, até mesmo mulheres e crianças podem arremessar homens grandes. Isto porque com a utilização de movimentos naturais, surgem forças da natureza para auxiliar. É a esta força que chamamos de KI. No Aikido não é necessário treinar de forma agarrada ao parceiro, sendo possível treinar entre pessoas de sexos opostos ou em família de forma agradável.

O Aikido foi criado com base em antigas formas de artes marciais sendo adaptado para a era moderna. É o lado marcial do espírito de enaltecimento supremo da correção observado na cultura japonesa. Pratique AIKIDO correctamente e abra a porta da força infinita da grande natureza.

“Aikido não é religião, mas a educação e o refinamento do espírito. Você não será convidado a aderir a nenhuma doutrina religiosa, mas somente a manter o espírito aberto. Quando se inclina em uma reverência, isto não é um procedimento religioso mas sim um sinal de respeito ao mesmo espírito de Inteligência Criativa Universal que está com todos nós”.

Artigo gentilmente cedido pelo


I
nstituto Takemussu, que é presidido e orientado pelo
Prof. Wagner Bull 6º Dan, o mais alto grau no Aikido,
até hoje recebido por pessoas nascidas na America do Sul.
http://www.aikikai.org.br

bottom of page